Profª.: Carolina Motta com as embalagens trazidas pelos alunos |
No dia 27 de maio de
2013, aconteceu a culminância do projeto de Inglês: English is everywhere, desenvolvido pela professora Carolina Motta
com a turma 1701.
O projeto foi desenvolvido a
partir das orientações curriculares para o 7º ano, que propõem que os alunos
percebam a abrangência ou limitação do uso da língua estrangeira no contexto
brasileiro, bem como a compreensão da função social e econômica do conhecimento
de línguas estrangeiras no contexto brasileiro.
Um dos objetivos do trabalho era
fazer com que os alunos percebessem como a língua inglesa está presente em seu
cotidiano, como por exemplo, em rótulos e∕ou
embalagens de produtos consumidos frequentemente, onde não se percebia ou sabia
da presença da língua ou da função de determinada palavra em um produto.
O trabalho com a turma 1701 foi
impulsionado a partir da observação da quantidade de lixo produzida pala festa
do carnaval, uma vez que a nossa escola fica localizada paralelamente ao
Sambódromo, e a área ficou cheia de pilhas de lixo para ser retirado logo após
o feriado de carnaval.
Uma das perguntas iniciais do
projeto foi acerca de que materiais presentes naquele lixo poderiam ser
utilizados para aprender uma língua estrangeira, e no primeiro momento, o grupo
não percebeu que vários daqueles materiais possuíam palavras em Inglês.
Distribuição das embalagens para análise |
Análise das embalagens |
Orientações sobre o uso do dicionário Ingês-Português |
Auxílio à pesquisa no dicionário |
Pesquisa no dicionário Inglês-Português |
Logo após essa observação, foi
solicitado que os alunos pesquisassem em casa produtos que faziam parte de seu
consumo comum, e observassem se naqueles produtos eles encontrariam palavras em
uma outra língua que não fosse o Português, e trouxessem essas embalagens ou
rótulos para a aula nas semanas seguintes.
Após algumas semanas recolhendo
os materiais trazidos pelos alunos, o grupo foi reunido na sala de leitura para
a análise desses materiais, e verificaram que muitos rótulos e embalagens
traziam palavras em Inglês.
Montamos então o quadro de
projetos de trabalho de Fernando Hernández, que afirma que os projetos de
trabalho contribuem para a formação dos discentes auxiliando na aprendizagem,
pois eles passam a participar do processo de ensino-aprendizagem. Nesse
sentido, ressalta: "os Projetos de Trabalho contribuem para uma
resignificação dos espaços de aprendizagem de tal forma que eles se voltem para
a formação de sujeitos ativos, reflexivos, atuantes e participantes"
(HERNANDEZ,1998).
O quadro de projetos de trabalho
consistia de 7 perguntas a serem respondidas, que são elas:
1-O que sabemos?
2- O que queremos saber?
3- Cronograma
2- O que queremos saber?
3- Cronograma
4- Onde vamos pesquisar?
5- O que descobrimos?
6- O que vamos produzir?
7- Novas perguntas
A análise das embalagens e a pesquisa das palavras foi realizada na sala de leitura, onde os alunos pesquisaram com o uso do de dicionários Inglês-Português e produziram as fichas de cada produto analisado.
Os cartazes foram produzidos e apresentados na escola no dia 27 de maio, das 14:00 h às 16:00 h. A Learning Factory, representada pela Ana Gabriela, veio prestigiar o trabalho dos alunos, que ficaram muito felizes com o resultado.
Os cartazes foram produzidos e apresentados na escola no dia 27 de maio, das 14:00 h às 16:00 h. A Learning Factory, representada pela Ana Gabriela, veio prestigiar o trabalho dos alunos, que ficaram muito felizes com o resultado.
Confecção e montagens dos cartazes |
Montagem dos trabalhos |
Produtos expostos com suas fichas |
Produtos expostos com suas fichas |
Culminância do projeto - Profª.: Carol e alunos da turma 1701 |
Visitação das turmas do Fundamental I |
Explicação do trabalho |
Nenhum comentário:
Postar um comentário