quinta-feira, 4 de julho de 2013

English is everywhere - Aprendendo Inglês com embalagens

Profª.: Carolina Motta com as embalagens trazidas pelos alunos


No dia 27 de maio de 2013, aconteceu a culminância do projeto de Inglês: English is everywhere, desenvolvido pela professora Carolina Motta com a turma 1701.
O projeto foi desenvolvido a partir das orientações curriculares para o 7º ano, que propõem que os alunos percebam a abrangência ou limitação do uso da língua estrangeira no contexto brasileiro, bem como a compreensão da função social e econômica do conhecimento de línguas estrangeiras no contexto brasileiro.
Um dos objetivos do trabalho era fazer com que os alunos percebessem como a língua inglesa está presente em seu cotidiano, como por exemplo, em rótulos eou embalagens de produtos consumidos frequentemente, onde não se percebia ou sabia da presença da língua ou da função de determinada palavra em um produto.
O trabalho com a turma 1701 foi impulsionado a partir da observação da quantidade de lixo produzida pala festa do carnaval, uma vez que a nossa escola fica localizada paralelamente ao Sambódromo, e a área ficou cheia de pilhas de lixo para ser retirado logo após o feriado de carnaval.
Uma das perguntas iniciais do projeto foi acerca de que materiais presentes naquele lixo poderiam ser utilizados para aprender uma língua estrangeira, e no primeiro momento, o grupo não percebeu que vários daqueles materiais possuíam palavras em Inglês.

Distribuição das embalagens para análise
Análise das embalagens



 










Orientações sobre o uso do dicionário Ingês-Português
Auxílio à pesquisa no dicionário
Pesquisa no dicionário Inglês-Português










Logo após essa observação, foi solicitado que os alunos pesquisassem em casa produtos que faziam parte de seu consumo comum, e observassem se naqueles produtos eles encontrariam palavras em uma outra língua que não fosse o Português, e trouxessem essas embalagens ou rótulos para a aula nas semanas seguintes.
Após algumas semanas recolhendo os materiais trazidos pelos alunos, o grupo foi reunido na sala de leitura para a análise desses materiais, e verificaram que muitos rótulos e embalagens traziam palavras em Inglês.
Montamos então o quadro de projetos de trabalho de Fernando Hernández, que afirma que os projetos de trabalho contribuem para a formação dos discentes auxiliando na aprendizagem, pois eles passam a participar do processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, ressalta: "os Projetos de Trabalho contribuem para uma resignificação dos espaços de aprendizagem de tal forma que eles se voltem para a formação de sujeitos ativos, reflexivos, atuantes e participantes" (HERNANDEZ,1998).
O quadro de projetos de trabalho consistia de 7 perguntas a serem respondidas, que são elas:
1-O que sabemos?
2- O que queremos saber?
3- Cronograma
4- Onde vamos pesquisar?
5- O que descobrimos?
6- O que vamos produzir?
7- Novas perguntas
A análise das embalagens e a pesquisa das palavras foi realizada na sala de leitura, onde os alunos pesquisaram com o uso do de dicionários Inglês-Português e produziram as fichas de cada produto analisado.
Os cartazes foram produzidos e apresentados na escola no dia 27 de maio, das 14:00 h às 16:00 h. A Learning Factory, representada pela Ana Gabriela, veio prestigiar o trabalho dos alunos, que ficaram muito felizes com o resultado.

Confecção e montagens dos cartazes
Montagem dos trabalhos


Produtos expostos com suas fichas
Produtos expostos com suas fichas
 Culminância do projeto - Profª.: Carol e alunos da turma 1701





Visitação das turmas do Fundamental I
Explicação do trabalho










Visitação dos das turmas do Fundamental II e Projetos

Nenhum comentário:

Postar um comentário