segunda-feira, 2 de abril de 2012

2 de abril - Dia Internacional do livro Infanto-Juvenil

Hans Christian Andersen
Hoje comemora-se o dia internacional do livro infanto-juvenil. Ele foi criado em homenagem ao escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, que nasceu no dia 2 de abril de 1805. Quem nunca ouviu ou leu as histórias criadas por ele? "O Patinho Feio", "O Soldadinho de Chumbo", "A Pequena Sereia", entre tantas outras?

Pode-se dizer que Andersen é um dos pais da Literatura infanto- juvenil. No Brasil, o pai da literatura infantil é Monteiro Lobato e sua grande obra é "O sítio do pica-pau amarelo".

Monteiro Lobato


Em homenagem a Andersen, foi criado Prêmio Hans Christian Andersen , que acontece a cada 2 anos. Já tivemos a felicidade de termos duas grandes escritoras brasileiras contempladas: Lygia Bojunga e Ana Maria Machado pelo conjunto de suas obras. Este ano, um escritor britânico foi o vencedor, David Almond.

Lygia Bojunga






Ana Mª Machado e seus eleitores
Veja agora um vídeo sobre Ana Maria Machado e um de seus livros "Menina do laço de fita".




Aproveitem crianças e jovens para lerem sempre mais e viajarem no mundo da imaginação...




Um comentário:

  1. Olá, fiquei muito feliz em encontrar este blog. Estudei no Calouste (ainda no Centro de Artes), depois já no prédio da escola de 1992 até 1995 quando me formei na antiga 8ª série e saí para fazer o ensino médio. Hoje sou Professora de Artes Visuais no Município do Rio (também na 1ª CRE). Sou grata à escola e a professora Maria Carmem que me inspirou em escolher minha profissão. Gostaria de saber notícias sobre os professores da época: Maria Carmem (História da Arte), Carlos Henrique (ciências), Madalena (História)... Já devem estar aposentados. Obrigada, Beijos.

    ResponderExcluir