quinta-feira, 22 de março de 2012

22 de março - DIA MUNDIAL DA ÁGUA


Nesta quinta-feira, 22 de março, é comemorado em todo o mundo o Dia Internacional da Água. O dia foi instituído pela ONU no ano de 1993 como forma de alertar e conscientizar a humanidade sobre a importância da conservação e proteção da água, fontes e suprimentos de água potável. Em 2012, o tema da ONU para comemorar o dia é “Segurança da Água e da Comida”, com a preocupação voltada para o aumento da população e a falta de recursos. Que a celebração deste dia venha acompanhada da reflexão sobre os desafios do desenvolvimento sustentável e sobre as ações que cada um pode fazer para evitar o desperdício deste que é o mais fundamental e importante bem natural do planeta.


A comemoração do Dia Mundial da Água traz um alerta: prevê-se que, em 2050, 2 bilhões de pessoas sofrerão com a escassez de recursos hídricos. Dados da ONU mostram que apenas 3% de toda a água terrestre é própria para consumo.
A água é o elemento que deu origem e sustenta a vida no planeta Terra. Sem a água, nenhuma espécie vegetal ou animal, incluindo o homem, sobreviveria. Cerca de 70% de nossa alimentação e de nosso próprio corpo são constituídos por água. Mais da metade de todas as espécies de animais e plantas do mundo é aquática.
Os oceanos, os mares, as geleiras, as neves, os lagos e os rios cobrem aproximadamente dois terços da superfície da Terra. Os cientistas calculam o seu volume total em 1,42 bilhões de km, cuja maior parte (95,1%) está composta pelas águas salgadas dos mares e oceanos.
Os 4,9% restantes constituem-se de água doce, distribuída entre as geleiras polares, que ocupam 97% desse precioso volume; e a água na forma líquida, disponível para o nosso uso, cujo volume é estimado em pouco mais de 2 milhões de km. Assim, 99,9% das águas de nosso planeta são águas salgadas ou permanentemente congeladas.



Mas como devemos comemorar esta importante data? Não só neste dia, mas também nos outros 364 dias do ano, precisamos tomar atitudes em nosso dia-a-dia que colaborem para a preservação e economia deste bem natural. Sugestões não faltam: não jogar lixo nos rios e lagos; economizar água nas atividades cotidianas (banho, escovação de dentes, lavagem de louças etc); reutilizar a água em diversas situações; respeitar as regiões de mananciais e divulgar ideias ecológicas para amigos, parentes e outras pessoas. 
Para refletir:


Nenhum comentário:

Postar um comentário